A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDHPV), passa por alterações significativas. A mudança ocorre após o anúncio da saída da Secretária Executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade, e de outros servidores ligados à pasta. A informação ainda não foi divulgada em Diário Oficial, mas o Correio de Notícias apurou com exclusividade.
A Governadora decidiu redesenhar a estrutura administrativa da Secretaria e convidou o Deputado Federal Fernando Monteiro (PSD), para assumir a condução estratégica da SJDHPV. A entrada do parlamentar, empresário do setor de transporte e figura influente dentro da base governista, é interpretada como uma tentativa de “oxigenar” e recuperar estratégias essenciais para o funcionamento da pasta.
Embora ainda esteja se inteirando da estrutura da Secretaria, Monteiro já deixou claro que não deixará o mandato na Câmara Federal. Ele também reforçou que a atual secretária permanece no cargo: “Somos um time. Vamos colaborar sim”, afirmou, sinalizando que sua atuação será de alinhamento político e de fortalecimento das políticas das pautas.
Nos bastidores, comenta-se que poucas figuras devem permanecer em seus cargos, e uma delas é atual Secretária Joana Figueiredo, indicando apoio sólido dentro da nova composição.
Com o peso político de um deputado federal na coordenação estratégica, o governo aposta em uma guinada capaz de reforçar no avanço em políticas de justiça, direitos humanos e prevenção à violência, áreas sensíveis e fundamentais para o estado.