A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (3), a ordem de serviço para a construção do novo prédio do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape-UPE). Durante o evento, a gestora também comentou sobre o projeto de lei que autoriza o empréstimo de R$ 3,2 bilhões e respondeu aos questionamentos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre a capacidade de execução do governo.
“A gente não pode discutir o futuro de Pernambuco baseado em discussão política menor”, afirmou Raquel Lyra, demonstrando confiança na aprovação unânime da pauta na Alepe. A governadora garantiu que o Estado terá condições de entregar as obras previstas, destacando entre elas a nova unidade da Universidade de Pernambuco (UPE) em Caruaru, a reforma do Hospital Oswaldo Cruz e a construção do novo Hospital Getúlio Vargas.
Na solenidade, Raquel Lyra foi agraciada com a medalha Professor Ênio Lustosa Cantarelli, em reconhecimento aos serviços prestados ao hospital, melhorando a qualidade do atendimento à população.
A nova unidade do Procape-UPE representa um reforço importante no atendimento cardiológico no Estado. Com um investimento de R$ 36,9 milhões, a obra ampliará em 54% a capacidade do hospital, criando 138 novos leitos – sendo 50 de UTI e 88 de enfermaria. O espaço permitirá aumento significativo no número de internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade voltados a adultos e crianças cardiopatas atendidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o Procape opera com 254 leitos.
O gestor executivo do Procape, Dr. Ricardo Lima, celebrou a retomada da obra, que estava paralisada há 14 anos. “Essa ampliação representa muito para todos nós. Após 14 anos com as obras paralisadas, tomamos conhecimento que o Governo do Estado havia incluído o Procape nos seus planos de metas prioritárias, o que nos deu um alívio muito grande”, afirmou.
O Procape integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.