Variedades

Professor pernambucano é selecionado para programa de aperfeiçoamento nos EUA com apoio da CAPES e Fulbright

O Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Comissão Fulbright dos Estados Unidos, anunciou os selecionados para o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI). A iniciativa tem como objetivo qualificar docentes da rede pública em instituições americanas, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e metodologias de ensino da língua inglesa.

Dentre os 227 professores de todo o país que participaram da seleção, 12 pernambucanos foram aprovados e embarcarão para os Estados Unidos, onde passarão seis semanas em cursos intensivos de capacitação, distribuídos em diferentes estados americanos. Entre os selecionados está o professor Luciano Freitas, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – campus Barreiros.

Luciano passou por duas etapas rigorosas no processo seletivo. A primeira envolveu análise documental e critérios técnicos estabelecidos em edital. Já a segunda etapa foi composta por uma prova de proficiência em inglês, o TOEFL, que foi decisiva para a sua classificação entre os 12 melhores candidatos do estado.

A viagem dos participantes está prevista para o dia 28 de junho. Os custos do programa serão financiados em 90% pelo governo brasileiro e 10% pela Fulbright, reafirmando o compromisso das instituições com o fortalecimento da educação pública.

Servidor público federal, Luciano Freitas está lotado no IFPE de Barreiros, mas em julho de 2023 foi cedido ao Governo do Estado de Pernambuco, onde atuou na Secretaria de Cultura, a convite do então secretário executivo Léo Salazar. Em 2024, o professor solicitou exoneração do cargo para se dedicar integralmente à carreira acadêmica.

“Ter sido aprovado em edital do governo federal de apoio a professores de lingua inglesa nesse programa, em parceria com o governo norte-americano, foi uma alegria enorme, porque não só celebra meus 15 anos de docência na educação básica com a língua inglesa, como reforça a capacitação continuada. Estando lá estarei no processo de imersão que é um ganho para mim, para a minha instituição e para os municípios que são atendidos pelo IFPE de Barreiros, como Rio Formoso, Tamandaré e São José da Coroa Grande”, afirmou Luciano.

Com um histórico de dedicação à educação, Luciano Freitas agora se prepara para mais esse passo em sua trajetória profissional, representando Pernambuco e o Brasil em uma das maiores parcerias de intercâmbio educacional do mundo.

 A seguir, segue a relação dos demais aprovados no edital: Andreise Leal Do Nascimento, Carlos Albino, Daniele Correia De Lima Silva, Elaisa De Souza E Silva Gomes, Flavia De Andrade Lima Leal, Iago De Araujo Pereira Broxado, Ilaiane Maiara Bezerra Guerra, Joelandia Nunes Ulisses De Oliveira, Marcone Jose Da Silva, Maria Iris Silva Lopes e Waldineide Soraia Barbosa de Alencar.

Marcus Oliveira

Marcus Oliveira

Sobre o Autor

O Portal Correio de Notícias, liderado pelo jornalista Marcus Oliveira desde sua fundação em 2019, é referência em jornalismo ético e imparcial em Pernambuco. Com foco em política, cidades, entretenimento e opinião, o canal se consolida como uma fonte confiável, conectando e informando os pernambucanos com credibilidade e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Variedades

Sancionada lei que endurece penas para empresa que facilita turismo sexual

De acordo com o texto, são consideradas infrações graves promover, intermediar ou facilitar o recrutamento de pessoa para fins de
Variedades

Governo realiza maior investimento hídrico da história, com o programa “Águas de Pernambuco”

Governo Raquel Lyra implementou, em 2024, o programa Águas de Pernambuco, com um investimento recorde de mais de R$ 6 bilhões,