Cidades

Olinda realiza solenidade de formatura da Patrulha Maria da Penha

A Prefeitura de Olinda realizou, nesta terça-feira (6), no auditório do Palácio dos Governadores, a solenidade de formatura da Patrulha Maria da Penha. Durante a cerimônia, os 16 guardas municipais, homens e mulheres, que integram a patrulha receberam os certificados de conclusão da capacitação voltada à proteção de mulheres com medidas protetivas.

Ela ressaltou esse serviço como um mecanismo de fiscalização específico para casos de mulheres que possuem medidas protetivas e deu o passo a passo de como esse acompanhamento deve funcionar: 

Ao discursar na solenidade, a prefeita Mirella Almeida ressaltou a relevância da iniciativa para o enfrentamento à violência de gênero no município:

“Esse trabalho para a gente é importantíssimo, pois, infelizmente, o índice de violência contra a mulher cresce a cada dia. E vocês, agentes, terão um papel importante na ponta, para que a gente possa virar essa chave”, afirmou.

Coordenadora da patrulha, a GCM Patrícia Camilo explicou que o serviço funcionará como um instrumento da rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher, com foco na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência.

“A Patrulha entra em contato com as mulheres que possuem medidas protetivas e oferece o serviço. A fiscalização pode ocorrer por telefone ou presencialmente, dependendo da situação. O objetivo é garantir a segurança dessas mulheres e evitar casos de feminicídio”, afirmou.

O serviço funcionará 24 horas por dia e poderá ser acionado pelos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal).

Capacitação e estrutura da Patrulha

A Patrulha Maria da Penha foi lançada no dia 4 de abril e passou por um curso de capacitação com carga horária de 40 horas, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado. 

A formação abordou conteúdos como contextualização histórica dos direitos das mulheres, os tipos e ciclos da violência, a Lei Maria da Penha e os mecanismos legais de proteção às vítimas.

Coordenado pela Secretaria Especial da Mulher, em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã, o serviço contará com uma equipe especializada e uma viatura exclusiva dedicada à iniciativa.

Créditos: Secom/Olinda. 

Marcus Oliveira

Marcus Oliveira

Sobre o Autor

O Portal Correio de Notícias, liderado pelo jornalista Marcus Oliveira desde sua fundação em 2019, é referência em jornalismo ético e imparcial em Pernambuco. Com foco em política, cidades, entretenimento e opinião, o canal se consolida como uma fonte confiável, conectando e informando os pernambucanos com credibilidade e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Cidades

As filmagens da série que retrata o caso Beatriz Angélica Mota

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deliberou sobre o recurso especial interposto por Marcelo da Silva, acusado de homicídio triplamente