Na manhã desta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Camaragibe aprovou, em votação quase unânime, o Projeto de Lei 10/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura a contratar um empréstimo de até 50 milhões de dólares junto ao CAF (cerca de R$ 285 milhões de reais no câmbio de hoje).
Em meio à celeridade da sessão, que durou cerca de 15 minutos, apenas a vereadora Acrecia da Saúde se levantou contra o projeto, solicitando vista para análise mais aprofundada da proposta e atentando quanto a possibilidade de uma audiência pública para a participação popular. Sua solicitação, no entanto, foi ignorada por todos os colegas da Casa Vicente Lacerda de Menezes, que preferiram votar de imediato a favor da medida.
A vereadora argumentou que o projeto carecia de detalhamento sobre a aplicação dos recursos e que não houve estudo de impacto financeiro, alertando para os riscos de endividamento a longo prazo para o município.
“Acrécia da Saúde nunca ficará contra projetos para a população, mas ficarei contra projetos que possam prejudicar a saúde financeira do município”, alertou a vereadora, durante fala em plenário.
A maioria dos colegas da vereadora que, mesmo se declarando oposição ao governo do prefeito Diego Cabral, optaram por permanecer em silêncio frente aos seus argumentos e votaram a favor da proposta sem qualquer questionamento.
Com a aprovação do projeto, o Executivo municipal fica autorizado a seguir com as negociações junto ao CAF, e a população de Camaragibe aguarda, agora, transparência na destinação dos recursos e responsabilidade na gestão da dívida que será assumida.