O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (14), a criação da Secretaria Executiva de Periferias, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A nova pasta será comandada pelo pedagogo Pedro Ribeiro, especialista em Gestão de Projetos Sociais e mestre em Educação, Culturas e Identidades.
A governadora Raquel Lyra destacou que a secretaria fortalecerá ações voltadas às periferias, integrando iniciativas como o Qualifica Pernambuco, Cozinhas Comunitárias e o programa Morar Bem. “Este é mais um passo concreto para melhorar a vida das pessoas que moram nas periferias do nosso estado”, afirmou.
Segundo a secretária da Seduh, Simone Nunes, a pasta ajudará a adequar políticas públicas às necessidades das comunidades. “Pedro soma à nossa equipe para que possamos impactar mais fortemente as periferias e tirá-las da invisibilidade histórica”, explicou.
Nascido na Mustardinha, periferia do Recife, Pedro Ribeiro tem 14 anos de experiência em projetos sociais e já atuou como secretário executivo de Criança e Juventude. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com populações marginalizadas e pelo desenvolvimento de políticas que promovam melhorias concretas para essas comunidades.