Cidades

Governo de Pernambuco adota estratégia de reforço à segurança pública, sem confronto político com municípios

Projeto de criação de novos batalhões é enviado à Alepe e amplia presença da Polícia Militar em cinco regiões do estado.

Numa estratégia que prioriza a reestruturação da segurança pública, sem confrontos políticos com gestões municipais, o Governo de Pernambuco encaminhou, nesta quarta-feira (4) à Assembleia Legislativa (Alepe), um projeto de lei que cria cinco novos Batalhões da Polícia Militar (BPM), em diferentes regiões do estado.

A medida faz parte do programa “Juntos pela Segurança”, e visa descentralizar o policiamento ostensivo e intensificar o combate à criminalidade.

As novas unidades serão implantadas em Goiana, Bezerros, Camaragibe, Arcoverde e Barreiros, cobrindo áreas estratégicas da Zona da Mata, Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife. Serão elas:27º BPM – Goiana (Zona da Mata Norte) 28º BPM – Bezerros (Agreste Central) 29º BPM – Camaragibe (Região Metropolitana do Recife) 3º BIEsp – Arcoverde (Sertão do Moxotó) 4º BIEsp – Barreiros (Zona da Mata Sul)

Além disso, o projeto contempla a criação do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), no Recife Antigo, e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), em Igarassu. Essas novas estruturas substituirão as unidades CIATur e CIPOMA, passando a operar sob comando especializado da Diretoria Integrada Especializada da PMPE.

“A criação desses batalhões é uma ação concreta do programa Juntos pela Segurança e mostra que não estamos aqui para quebrar braço com prefeito, mas para proteger a população com planejamento e investimento. Em maio, Pernambuco alcançou 13 meses consecutivos de redução de mortes violentas. E em agosto, 2.400 novos policiais estarão nas ruas. O trabalho continua”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Nos bastidores da política estadual, o anúncio foi interpretado como uma resposta direta à polêmica envolvendo deputados da oposição e do prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, que iniciou uma “batalha” nas redes sociais em defesa da manutenção do batalhão da PM no município.

No entanto, com o projeto em mãos da Alepe, o governo demonstra que segue seu curso sem recuos e com foco técnico na segurança pública. A expectativa agora recai sobre a votação do projeto na Assembleia Legislativa, que tende a ser aprovada com ampla maioria, dada a urgência e abrangência do plano.

A estratégia do governo de evitar embates diretos com lideranças locais e priorizar resultados efetivos já mostra frutos, ao mesmo tempo em que redefine o mapa operacional da PM em Pernambuco.

Marcus Oliveira

Marcus Oliveira

Sobre o Autor

O Portal Correio de Notícias, liderado pelo jornalista Marcus Oliveira desde sua fundação em 2019, é referência em jornalismo ético e imparcial em Pernambuco. Com foco em política, cidades, entretenimento e opinião, o canal se consolida como uma fonte confiável, conectando e informando os pernambucanos com credibilidade e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Cidades

As filmagens da série que retrata o caso Beatriz Angélica Mota

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deliberou sobre o recurso especial interposto por Marcelo da Silva, acusado de homicídio triplamente