Falta de Comunicação: Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania visita Pernambuco e não é recebida pela Secretária Estadual Joana Figueiredo
De: Marcus Oliveira
março 6, 2025
No último dia 28, a Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, esteve em Recife para prestigiar o desfile do Galo da Madrugada. Durante sua passagem pela capital pernambucana, a Ministra se encontrou com o Secretário de Direitos Humanos e Juventude do município, Marco Aurélio Filho, a quem elogiou pelo trabalho realizado na cidade.
De acordo com Macaé Evaristo, é fundamental dar visibilidade e apoiar aqueles que estão promovendo mudanças e reafirmando os direitos humanos. “Quero somar com as pessoas que fazem a diferença, que constroem políticas plurais, de diversidade e de fortalecimento dos direitos humanos”, destacou a ministra ao parabenizar o secretário pela sua atuação.
O encontro ocorreu na Praça do Arsenal, localizada no bairro do Recife Antigo, a poucos metros da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. No entanto, não houve uma agenda entre a Ministra e a Secretária Estadual, Joana Figueiredo, devido a uma falha de comunicação. Segundo informações da assessoria da Ministra, a Secretária Executiva de Direitos Humanos do estado, Gláucia Andrade, não atendeu às diversas tentativas de contato para agendar um encontro. Ainda de acordo com a nota, o convite feito pela SJDHPV foi no mesmo dia da chegada da Ministra, o que evidencia a falta de organização da equipe.
A ausência de diálogo entre a gestão estadual e a ministra desperta para a fragilidade pela qual as pastas importantes do governo Raquel Lyra ficam à desejar na interlocução e no estreitamento institucional. Parte de sua equipe de governo parece não demonstrar a mesma disposição da Governadora para cumprir agendas estratégicas e fortalecer articulações institucionais, se dispersando a cada oportunidade. O fato ficou bem evidente com a situação vexatória da equipe da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, em deixar a Ministra sem uma satisfação e retrata a pequenez com que o alto escalão do governo conduz a diplomacia na atual gestão.
Abaixo, o print da resposta da assessoria da Ministra.
Entramos em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência para esclarecimento, mas não tivemos retorno. De acordo com interlocutores ligados à SJDHPV, a ordem da Casa Civil é ignorar pautas negativas do governo e não responder à Imprensa pernambucana.
O Portal Correio de Notícias, liderado pelo jornalista Marcus Oliveira desde sua fundação em 2019, é referência em jornalismo ético e imparcial em Pernambuco. Com foco em política, cidades, entretenimento e opinião, o canal se consolida como uma fonte confiável, conectando e informando os pernambucanos com credibilidade e inovação.