Variedades

Dani Portela cobra retorno do Mecanismo Estadual de Combate à Tortura durante reunião do Comitê de Políticas Penais de Pernambuco

A deputada estadual Dani Portela (PSOL-PE), aproveitou a participação na primeira reunião do Comitê de Política Penais de Pernambuco para cobrar a reestruturação do Mecanismo Estadual de Combate à Tortura. O instrumento, que serve para fiscalizar as violações dos direitos humanos nas unidades penais do estado, segue suspenso desde o início da gestão Raquel Lyra. A reunião foi realizada na última sexta-feira (28), na Esmape.

Presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe e suplente do Comitê de Políticas Penais, Dani Portela criticou o Governo do Estado pela suspensão do Mecanismo. “Aqui em Pernambuco foram criadas as leis que criaram os mecanismos estadual e nacional. Somos norte para o Brasil no combate à tortura, ao mesmo tempo que já são três anos sem um Mecanismo Estadual de Combate a Tortura. Peritos exonerados com a falsa promessa de que seriam chamados. Três anos em que absurdos acontecem nas unidades prisionais do nosso estado e o governo segue inerte nesta questão”, pontuou.

A reunião, que contou com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, Defensoria Pública, Ministério Público estadual e federal, Procuradoria da República, Comitê de Prevenção e Combate à Tortura, e instituições da sociedade civil, como o GAJOP, teve como mote a construção e implementação do programa “Pena Justa”. A iniciativa prevê a instalação de um plano estadual de combate às violações sistemáticas de direitos humanos no sistema prisional pernambucano.

A mandata da deputada Dani Portela vem incidindo na pauta desde o primeiro ano do atual governo cobrando a reestruturação do instrumento. O Mecanismo Estadual foi um dos atingidos no exoneraço da gestão Raquel Lyra com a demissão dos peritos responsáveis pelos monitoramentos. Em conjunto com o Mecanismo Nacional de Combate a Tortura, a mandata realizou fiscalizações nas unidades e audiência pública revelando as condições inóspitas de estrutura e tratamento às pessoas privadas de liberdade.

Foto: Fran Silva

Marcus Oliveira

Marcus Oliveira

Sobre o Autor

O Portal Correio de Notícias, liderado pelo jornalista Marcus Oliveira desde sua fundação em 2019, é referência em jornalismo ético e imparcial em Pernambuco. Com foco em política, cidades, entretenimento e opinião, o canal se consolida como uma fonte confiável, conectando e informando os pernambucanos com credibilidade e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Variedades

Sancionada lei que endurece penas para empresa que facilita turismo sexual

De acordo com o texto, são consideradas infrações graves promover, intermediar ou facilitar o recrutamento de pessoa para fins de
Variedades

Governo realiza maior investimento hídrico da história, com o programa “Águas de Pernambuco”

Governo Raquel Lyra implementou, em 2024, o programa Águas de Pernambuco, com um investimento recorde de mais de R$ 6 bilhões,