O plenário Ulysses Guimarães, da Câmara Federal, foi palco nesta-quarta, 26, de cerimônia em homenagem ao Dia Nacional do Oficial de Justiça, comemorado no dia 25.
O Deputado Federal Coronel Meira (PL-PE), presidente da Frente Mista Parlamentar dos Oficiais de Justiça, conduziu a cerimônia. “Reafirmo aqui o meu compromisso pessoal com essa causa [dos oficiais de justiça]. Vamos seguir juntos, trabalhando com seriedade e perseverança para garantir que o trabalho de vocês receba o reconhecimento e a valorização que merece. Não vamos parar. Não vamos recuar”, defendeu o deputado.
O parlamentar destacou os inúmeros relatos de ameaças, agressões e situações extremas enfrentadas pelos oficiais de justiça no exercício da função. Ele defendeu a urgência de aprovação na Câmara do PL 4015/2023 que reconhece oficialmente essa atividade como de risco.
Autoridades de entidades da categoria fizeram parte do evento. O desembargador e corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, representou o Desembargador Ricardo Paes Barreto, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; o presidente da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil – AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto; a presidente da Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais – FENASSOJAF, Mariana Líria; o diretor da Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil – FESOJUS, Luiz Arthur de Souza; Oficiala de justiça vítima de violência no exercício da função, Maria Sueli Sobrinho e a representante da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, Rosimeire Doares Bianchi. O evento contou com profissionais de diversas regiões do país.