Audiência Pública do SIMCACE Discute Legislação e Desafios dos Agentes Comunitários de Saúde
De: Marcus Oliveira
março 30, 2025
A Câmara de Vereadores de Camaragibe promoverá, por solicitação do Sindicato Metropolitano dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (SIMCACE), uma audiência pública para discutir a legislação que rege a categoria dos agentes comunitários de saúde, esses profissionais que são regidos por uma legislação federal bem específica. O evento visa aprofundar o debate sobre as normas e os desafios enfrentados por esses profissionais, além de apresentar propostas para o aprimoramento legislativo, buscando garantir melhores condições de trabalho e reconhecimento profissional.
De acordo com a Vereadora Acrécia da Saúde, a relevância da temática exige uma discussão cuidadosa, uma vez que os agentes comunitários de saúde desempenham papel crucial na promoção da saúde pública, especialmente em áreas de difícil acesso.
Desde sua fundação em 2007, o SIMCACE tem se dedicado à defesa dos direitos dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A entidade, que obteve seu registro junto ao Ministério do Trabalho e Previdência, conquistou legalidade, legitimidade e a base de representação junto a esses órgãos, tornando-se o único sindicato legalmente reconhecido para defender a categoria nas cidades onde atua.
Rosileide Machado, Presidente do SIMCACE
“O SIMCACE, com sua natureza sindical, tem sido um pilar na luta por melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais da saúde pública, com ações que impactam diretamente na melhoria das condições de trabalho e no reconhecimento do valor desses trabalhadores. A audiência pública será um momento importante para chamar a atenção acerca da descaracterização da atuação dos profissionais na contramão da legislação que traz as atribuições da categoria”, afirmou Rosileide Machado, Presidente do SIMCACE.
Serviço: Audiência Pública Local: Auditório da Câmara Municipal de Camaragibe Dia 31/03 Horário: 09:00h
O Portal Correio de Notícias, liderado pelo jornalista Marcus Oliveira desde sua fundação em 2019, é referência em jornalismo ético e imparcial em Pernambuco. Com foco em política, cidades, entretenimento e opinião, o canal se consolida como uma fonte confiável, conectando e informando os pernambucanos com credibilidade e inovação.